=D MEUS AMIGOS =D

Rumo ao desenho!!!



Quem ai gosta de desenhar e não sabe o que fazer?Bom eu sou assim,por isso vou dar algumas dicas do que desenhar,é o seguinte:


  1. Rabisque aleatoriamente. Uma das melhores maneiras de fazer fluir sua criatividade é abandonar as expectativas e deixar que o momento te leve. Mesmo se você apenas fizer rabiscos, eles poderão te fazer entrar no clima de colocar o lápis no papel. Melhor ainda, uma forma ou desenho pode surgir e sugerir algo mais sério para desenhar.
  2. Aqueça-se com um "esboço" de dois ou três minutos de um objeto ou pessoa próximos a você. Pode ser um auto-retrato em frente ao espelho ou webcam. Use um cronometro e tente desenhar algo em três minutos. Esta é uma boa maneira de “aquecer”, porque você não espera que saia bem feito, mas pode se surpreender com os resultados. Peça a um amigo para servir de modelo.
  3. Brinque com as cores. Se você usa cores, tente misturar os vários tons para ver o que acontece. Quais as cores que te atraem ou intrigam? O que elas te lembram? Abra uma caixa de lápis de cor, giz de cera ou pastéis de óleo para que você possa ver todas as cores na ordem do espectro. Associe as cores a objetos, humores e cenas diversas.
  4. Tente algo fácil que você já tenha desenhado antes. Às vezes, voltar ao básico pode ajudá-lo a superar um “branco”, principalmente se você está perdendo a confiança em sua habilidade de desenhar. Se você tem prática em desenhar olhos, por exemplo, inclua algumas variações naquilo que você já sabe fazer. Se você gosta de desenhar flores, comece com uma flor e, então, construa um cenário em torno dela. Começando com algo seguro não só irá ajudá-lo a melhorar a confiança, mas também vai lembrá-lo que a prática fez esse desenho ficar bom, assim como uma nova técnica vai demandar nova prática.
  5. Use sua introspecção. O que é importante para você? Como você se sente agora? Como isso poderia ser traduzido em um desenho?
  6. Olhe ao redor. O que tem ao seu redor neste momento? São coisas especiais ou comuns? Se você quiser começar com algo fácil, faça um arranjo com objetos com formas puras, como cubos, cilindros ou esferas (ex. um copo, uma caixa, um livro, uma bola de tênis). Desenhe-os rapidamente, fazendo-os parecer tridimensional. Embora possa parecer simples, essa atividade vai te levar a perceber, simultaneamente, formas, texturas, profundidades e proporções, e vai se mostrar um desafio maior do que o esperado.
  7. Use uma fotografia como modelo. Se não há nada interessante ao seu redor, procure fotografias que sejam interessantes para desenhar.
  8. Desenhe coisas que você gosta. Você gosta mais de jardins? Cães? Você deverá lançar um olhar profundo no seu tema, então escolha algo pelo qual tenha interesse em explorar.
  9. Vá fazer outra coisa. Se você se sentou em frente a uma página e nenhuma idéia nasceu, encontre outra coisa para fazer por enquanto. Muitas vezes uma mudança de foco pode ajudar na criatividade. Paradoxalmente, lavar a louça ou limpar a casa são boas opções para estimular a criatividade, pois estas atividades ocupam o lado esquerdo do cérebro, com a organização e arrumação, liberando o seu lado direito para sonhar e desenvolver uma idéia para desenhar. Isso funciona para quem gosta de escrever também.
  10. Defina um desafio. Existe algo que você sempre quis desenhar bem, mas nunca pensou que pudesse? Agora pode ser a hora de enfrentar esse desafio e descobrir se a nova tentativa será melhor que as passadas. Encontre referências em fotos, olhe no espelho para fazer um auto-retrato ou defina um objeto interessante que você sempre quis desenhar bem, e estude bem este modelo. Esboce-o vagamente primeiro para estabelecer a forma básica e as proporções, bem como para balanceá-lo na página, e, em seguida, inicie o sombreamento e detalhamento.
  11. Copie uma pintura de um grande mestre. A "Moça com Brinco de Pérola", de Vermeer, o auto-retrato de Leonardo da Vinci, uma das paisagens de Turner ou qualquer outra pintura ou desenho de um mestre clássico poderá inspirá-lo a aperfeiçoar suas habilidades. Busque exemplos on-line em sites de história da arte. Esta é uma boa maneira de se inspirar se você está com dificuldades com algo como composição ou profundidade e quer entender como os grandes artistas do passado obtiveram excelentes resultados.
  12. Mantenha o seu equipamento limpo e organizado. Às vezes, é difícil começar se você não consegue encontrar os materiais que você precisa. Manter o seu equipamento em ordem vai diminuir a distração que você pode ter enquanto procura algo que precisa ou se vê no meio de uma grande bagunça.
  13. Equipamentos podem ser difíceis de usar se eles estão sujos. Pastéis misturadas em uma caixa ficam com um cor acinzentada. Aquarelas ficam marrons ou manchadas se as cores que se misturaram na pintura anterior não forem limpas. Lápis de cor misturados fora da ordem na caixa dificultam a escolha do tom certo que você deseja.
  14. Escolha uma tela ou um caderno de desenho e guarde o resto. Organize tudo a sua volta antes de começar a pintar.
  15. Leia, ouça música, dance ou faça alguma outra atividade criativa. Que forma, cor e textura estas atividades produzem? Que imagens (concreta ou abstrata) se formam?
  16. Observe as nuvens, um incêndio, a textura de uma parede, os buracos no teto ou as estrelas no céu. Que padrões você consegue ver? O que você tem que fazer para replicar ou sugerir essas texturas do cotidiano? Será que elas te lembram de uma outra imagem que você gostaria de pintar?
  17. Desenhe pessoas. Rostos possuem todos os tipos de formas e tamanhos, e mãos, pés e formatos corporais podem ser interessantes também. Tente ações, posturas e cenas se você não quer desenhar um retrato.
  18. Tente desenhar animais. Podem ser animais familiares, como cães e gatos, ou animais selvagens na natureza.
  19. Tente desenhar plantas. Ilustrações de botânica são bastante comuns e tem uma longa história. Desenhos de plantas eram usados com a finalidade de identificação e classificação antes da fotografia se tornar comum. Se você não gosta do realismo, faça uma interpretação artística da planta.
  20. Consulte um livro. Busque por um livro de desenho para ter idéias ou leia um livro qualquer para que a sua mente se mova numa nova direção. Ou você pode buscar um imaginário mais fantástico, como em livros de ficção científica ou fantasia.
  21. Desenhe abstrações, padrões e estampas. Faça os contornos de uma estampa que você ache interessante e, em seguida, pinte com diferentes cores. É um trabalho ao mesmo tempo relaxante mas cheio de detalhes que exige cuidado e atenção. Por exemplo, designs de bordas ou nó celta.
  22. Busque ideias esquecidas em cadernos de desenho antigos. Talvez algo que você tentou desenhar no passado possa não ter saído como você queria e você pode tentar refazê-lo. Ou você pode descobrir temas antigos que tenham saído excelentes e podem servir como nova inspiração.
  23. Crie hábitos em torno da sua atividade artística. Você sempre ouve música enquanto desenha? Ou é daqueles que prefere acender um incenso antes de começar? Ou talvez tira um tempo antes da pintura para limpar os instrumentos de trabalho? Crie um ritual simples e curto de atividades para ser feito sempre que iniciar o seu trabalho. Não importa o que seja, estes rituais ajudam a acionar o processo criativo.
  24. Mantenha um portfólio dos seus desenhos. Mesmo um esboço por dia é uma boa maneira de construir um hábito e manter um ritmo de criatividade. Mesma com a vida bastante corrida é possível separar um tempo para essa atividade, mesmo que seja de 2 a 5 minutos. Se você criar um portfólio virtual, por exemplo, terá ainda um sistema de recompensa social, com os comentários e elogios de amigos.
  25. Procure um lugar que você sempre quis visitar e o pinte.